O uniforme do chef de cozinha é um símbolo da tradição gastronômica.

Uniforme de chef de cozinha

Criado por Marie-Antoine Carême há 180 anos, o uniforme é responsável por representar limpeza e segurança no trabalho, sendo obrigatório nas cozinhas dos países do mundo inteiro, como Alemanha, Suíça, Itália, Inglaterra, Cruzeiro Internacional, Brasil, entre outros. Os chefs de cozinha não abrem mão de um uniforme de qualidade com acabamento e material resistente, uma vez que ele precisa resistir desde líquidos e panelas em altas temperaturas à câmeras frias.

O uniforme de cozinha é formado por vários itens, que são indispensáveis. Cada um exerce uma função. Por exemplo, o Dólmã protege o chef contra queimaduras. Vamos ver agora a função de cada item:
Chapéu ou toque

O chapéu deve cobrir os cabelos.

Dólmã

Dólmã é feito de um algodão resistente e tem como protege contra queimaduras. Além disso, é de fácil inversão de lapelas, caso for necessário se apresentar limpo.

Avental

Branco e longo para cobrir os joelhos. Recomenda-se utilizar o mesmo material da dólmã, no caso, algodão.

Calça

A calça deve ser de material leve e resistente. Além disso, aconselha-se ela ser preta ou xadrez branco e preta.

Sapatos

Os sapatos devem ser fechados, com antiderrapante e em couro ou de borracha. Vale ressaltar que devem ser sempre limpos e em boas condições.

Camiseta

A camiseta é usada sob a doma e tem como finalidade reter o suor e auxiliar na proteção das costuras da doma.

Lenço

O lenço é um item muito importante. Deve ser usado um lenço branco de algodão no pescoço para proteger o pescoço na troca de ambiente climatizado, como por exemplo, cozinha e câmeras frias.

Pano ou papel

Antigamente, era comum usar pano na cozinha. Hoje pela lei é proibido, mas ainda se faz necessário para movimentar panelas grande e quentes, uma vez que  o papel não será eficiente e sim perigoso. A função do papel é limpar as áreas de uso, secar as mãos e equipamentos.

Fonte: Heikograbolle.

 

LEAVE A REPLY