doce-de-laranja-da-terra

A culinária mineira concentra grande diversidade de pratos, talvez a maior no Brasil, pois em cada região do estado há uma comida típica diferente, com ingredientes encontrados com fartura no meio rural. E os doces não ficam atras de tanta diversidade e delicias.

O espaçoDOgourmet está pronto para adoçar sua tarde de um jeitinho mega especial, vamos aprender a fazer um tradicional doce de laranja da terra! Prontos?

Ingredientes
8 laranjas
200g de açúcar mais ou menos
4 copos de água mais ou menos
4 cravo da índia

Modo de Preparo
Descasque as laranjas, corte em cruz, mas sem chegar até o final da laranja, retire os gomos, deixando apenas o bagaço das laranjas. Coloque esses bagaços de molho em uma vasilha funda com água, cobrindo-os bem, para retirar o amargo. Prove a água para ver se ainda está amarga, se estiver, troque a água, limpando bem a vasilha (e os bagaços também) para retirar bem os resíduos e faça isso 2 vezes ao dia e todos os dias, para retirar o amargo. Agora lave bem os bagaços e os coloque em uma panela juntamente com os cravos. Leve ao fogo baixo e aos poucos, coloque o açúcar e a água até o doce ficar meio escurinho (douradinho).

Bom apetito!

LEAVE A REPLY