Especialistas alertam que metais de panelas mal usadas contaminam a comida e podem causar problemas como intoxicação, anemia, distúrbios gástricos, entre outros. Até revestimentos de níquel ou de material antiaderente têm riscos para saúde.

Panela de ferro faz bem a saúde?

As panelas de ferro fundido são as melhores para a saúde, pois liberam o nutriente na comida e ajudam a suprir necessidades do organismo.

Vale ressaltar que as panelas de ferro não são boas para quem sofre de colesterol alto em excesso, de forma crônica.

panela de ferro

Como usar a panela de ferro?

  • Panela de ferro esmaltado

A camada esmaltada impede a liberação de ferro para o alimento. Por isso, essa panela pode servir para guardar comida, depois de pronta, sem problemas de transmissão excessiva de ferro para quem tem colesterol alto. Se não for absorvido, ele se acumula em artérias. Assim como a de ferro fundido, essa panela mantém o aquecimento por mais tempo.

  • Panela de ferro fundido

Esta panela é feita de um metal benéfico à saúde e até ajuda a complementação das necessidades de ferro do organismo. O metal da panela passa para os alimentos e é absorvido junto com eles. Ela é indicada para adolescentes, crianças, gestantes e pessoas com anemia.

Porém, sem exageros. O ferro em excesso pode causar depósito de ferro nos tecidos de alguns órgãos que, com o tempo, perdem as suas funções. Um modo de evitar isso é não guardar a comida na panela e usá-la para fazer só um dos integrantes do cardápio.

LEAVE A REPLY