Um pouquinho sobre nabo

Trazido ao Japão pela China por volta do ano 710, o daikon (nabo) é um legume consumido há seculos e é semelhante à cenoura e ao rabanete.

nabo tirinhas fatiador Mandoline

O nabo, cru ou cozido, substitui perfeitamente a maioria dos pratos que levam batata. Por isso é chamado de “batata da culinária ancestral”.

O nabo ralado (daikon oroshi) e a salada de nabo cortado em tirinhas acompanham sashimi, peixes gralhados e tempura. Na cultura japonesa, deixar o nabo de lado no prato é um desperdício, uma vez que ele é considerado um medicamento digestivo.

nabo em tirinhas

As folhas de nabo também são comestíveis e seu sabor é semelhante ao da mostarda.

Benefícios do nabo

A função do nabo é aguçar o paladar, melhorar a digestão e prevenir contra o câncer. Além disso, as folhas e talos são usados na prevenção da osteoporose e no combate à anemia.

Como fazer nabo em tirinhas

mandoline-japon_s-verde-inox---benrinerCom o fatiador Mandoline Japonês você consegue cortar o nabo em tiras fininhas, como se fossem um  macarrão finíssimo!

Confira aqui o fatiador.

Sashimi com nabo em tirinhas

Agora que já sabe o segredo de como cortar o nabo em tirinhas, confira esta receita para você colocar em prática:

Ingredientes

1/2 kg de atum fresco
1/2 kg de filé de linguado fresco
1 lula limpa inteira
1 nabo
1 folha de Nori tostada
4 folhas de cebolinha verde
2 colheres (sopa) de Wasabi
2 colheres (sopa) de gengibre ralado
1/2 xícara (chá) de Shoyu
1 limão

Modo de Preparo

Lavar e secar com papel de cozinha o atum, o linguado e a lula. Com uma faca muito afiada cortar o linguado em fatias finíssimas, quase transparentes. Cortar também o atum em fatias com cerca de 1/2 cm de espessura. Ralar o nabo em tirinhas muito finas. Sobre a lula aberta colocar a folha de Nori e as cebolinhas verdes (só a parte verde), enrolando em seguida como um rocambole. Depois, cortar em fatias de 1 cm de espessura cada uma. Arrumar numa travessa as fatias de atum e de linguado, entremeada com as de lula, dando um belo efeito visual ao prato. Ao lado dos peixes, colocar o wasabi, o gengibre e o limão cortado em fatias. Em tigelinhas individuais, pôr o Shoyu. Cada convidado degustará a fatia de peixe cru, passando-a na raiz forte e no gengibre e, em seguida, mergulhando-o no Shoyu. Se preferir, regar o peixe com caldo de limão antes de ser saboreado.

sashimi

Saiba um pouco mais sobre o Fatiador Japonês Mandoline com este vídeo:

LEAVE A REPLY